A Sociedade

A História da Sociedade



O escritório foi fundado pelo Dr. João António Lopes Cardoso, no Porto.

As qualidades excepcionais do seu fundador cedo impuseram o escritório como entidade de referência na Advocacia portuguesa, pela qualidade e competência técnica do seu patrocínio, pela rigorosa seriedade do seu modo de estar na profissão e pela forma elevada como sempre fez questão de se relacionar.

Aquela matriz constitui a referência, actualizada diariamente, de todos quantos colaboram com a LC&A.

A LC&A foi constituída como sociedade de Advogados em 2001.


A política de crescimento da LC&A suporta-se na qualidade pessoal e humana de todos os seus membros, procurando a prestação de serviços competentes nas diversas áreas do Direito, apostando na especialização de conhecimentos e na capacidade de cooperação entre os diversos profissionais. O crescimento da LC&A não pode, em qualquer circunstância, afectar as relações de proximidade, de disponibilidade e de confiança junto dos seus Clientes, pelo que privilegiamos a satisfação das necessidades de quem recorra aos nossos serviços.

Valores da Sociedade



A LC&A preza e cultiva a sua total independência, a qualidade técnica dos actos que pratica, o rigor deontológico das suas intervenções, a sua ligação ininterrupta a responsabilidades na Ordem dos Advogados e o apoio que tem dado a causas sociais.

Promovemos o trabalho em equipa, procurando reunir as experiências e os conhecimentos específicos de várias áreas, mantendo o nível de responsabilidade pessoal e colectiva.

A LC&A promove incessantemente o conhecimento do direito, pela permanente valorização dos seus Sócios e Associados.

Vários membros da LC&A participaram e participam no ensino do direito, tanto no ensino superior público, como no âmbito da Ordem dos Advogados, com diversos trabalhos publicados.

A LC&A conhece bem os seus Clientes procurando soluções eficazes, racionais e rápidas. Estamos certos de que a desburocratização e o contacto directo são fonte de sucesso.

A LC&A garante rigoroso sigilo e privacidade , recusando a divulgação da identidade dos seus Clientes e o acesso a qualquer tipo de informação protegida.

A LC&A presta serviços jurídicos no amplo leque de todas as áreas do Direito, valorizando a interdisciplinaridade na análise e no estudo das diversas vertentes que cada dossier comporte, tendo desenvolvido especiais competências nas seguintes áreas de prática:

II Jornadas de Deontologia – Reflexões para uma alteração estatutária.


II Jornadas de Deontologia – Reflexões para uma alteração estatutária.
Miguel Lopes Cardoso, sócio da LC&A, a convite do Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados, irá participar nas Jornadas de Deontologia, dedicadas a reflexões para uma alteração estatutária, organizadas para o dia 30 de Novembro próximo, por aquele Conselho.

Integrando uma das mesas temáticas dedicada ao segredo profissional, a sua intervenção dedica especial enfoque ao segredo nas negociações.


ler mais

Associado da LC&A, Frederico Sousa da Silva, participará na 29ª Edição do ISCULTURAP


O Associado da LC&A, Frederico Sousa da Silva, participará na 29ª Edição do ISCULTURAP, evento promovido pelo ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, onde realizará apresentação sobre “as implicações fiscais da criptomoeda, no ordenamento jurídico português”, que terá lugar no próximo dia 09 de Novembro, pelas 18:30, nas instalações da referida Instituição.


ler mais

Formação sobre Alojamento Local


O sócio Luís Couto irá ministrar formação sobre alojamento local, numa colaboração entre a Vida Económica, a B-Law e a LC&A - Lopes Cardoso & Associados, no dia 23/10/2018  no Porto e no dia 24/10/2.018 em Lisboa.


ler mais

Da Ação de Despejo


O Sócio da LC&A, José Diogo Falcão, a convite da Delegação de Santo Tirso da Ordem dos Advogados, irá proferir, em 26 de Outubro de 2018, uma conferência integrada no Colóquio “O Direito do Arrendamento em Debate” dedicada à ação de despejo.


ler mais